quinta-feira, 18 de junho de 2009


Simbolo Goreano no Brasil

Diferenças entre GOR e TERRA

Há uma série de diferenças entre pessoas de GOR e da TERRA. Algumas dessas diferenças são sutis, mas têm um grande impacto no estilo de vida. A maioria dessas diferenças podem ser utilizadas para reforçar o estilo de vida Goreano, na vida real, de forma pratica. No entanto, poucas são as pessoas que unem esses preceitos ao seu cotidiano. O objetivo dessa lista é além de mostrar as diferenças, demonstrar como é o pensamento do Modo de Vida Goreano Ficcional e como ele pode ser adaptado à vida Real na Terra.

1- A maior parte das diferenças entre Goreanos e pessoas da Terra são essencialmente CULTURAIS e não biológicas ou genéticas. Muitos Goreanos são descendentes de pessoas da Terra. Goreanos tendem a ser mais aptos fisicamente e mentalmente, embora não seja uma superioridade essencial, apenas provisória. As principais diferenças são Psicológicas. Homens da Terra são mais tímidos, reprimidos e mais sujeitos a sentimentos como Culpa e Ansiedade.


2- A primeira palavra que um Bebê da Terra aprende é comumente “NÃO” ao passo que a primeira palavra de um Bebê Goreano aprende é “SIM”. Isto reflete uma grande diferença básica na filosofia da Terra e de GOR. A Terra é baseada na negação da natureza humana. Gor baseia-se na plenitude. São bem-vindos os seus instintos. GOR aceita as diferenças biológicas entre Homens e Mulheres. A Dominação Masculina é generalizada entre Mamíferos e universalmente entre os primatas. GOR aceita e abraça este conceito. A Terra opta por ignorar e reprimir este conceito, abraçando a igualdade para todos.

3- A Moralidade Goreana baseia-se em desigualdades, que as pessoas são muito diferentes em muitos aspectos. É uma moral de comandantes. Esta moralidade é direcionada para a conquista e provocação. Favorece a Honra, a Coragem, a Dureza e a Resistência. A moralidade da Terra é uma moralidade de escravos dizendo que somos todos iguais. O Objetivo da moralidade Goreana é fazer com quem as pessoas sejam livres e grandes.

4- Goreanos, em geral, se relacionam de forma muito mais intensa e pessoal do que os homens da Terra. As pessoas da Terra vêem seu mundo essencialmente MORTO, mas Goreanos crêem que seu mundo é essencialmente VIVO. Eles prestam atenção a seu meio ambiente e cuidam de seu planeta. Os amantes da natureza e paisagens, muitas vezes, sabem nomes de várias plantas e animais. Goreanos visualizam incêndios florestais, com grande horror. Aquele que começa um incêndio florestal é caçado e queimado vivo.

5- Raça não é um assunto sério, de um modo geral para Goreanos, talvez devido à mistura inter-racial. Gor é composto de muitas raças diferentes e nenhum delas é vista como sendo inferior a qualquer outra raça. Mas, a LINGUA, a CASTA e a CIDADE são questões de grande importância para Goreanos e proporcionar base suficiente para as discriminações em que os seres humanos têm tão grande deleite. Castas Altas vêem as Castas Baixas como inferiores. Cada Cidade vê as outras Cidades de forma inferior. Aqueles que falam a Língua comum de GOR vêem os povos bárbaros que não falam com inferioridade.

6 – Não existe em GOR a expressão para “PAÍS”, no preciso sentido de nação. Eles tendem a pensar em Cidades-Estado e as terras de controle. O conceito de fronteira fixa e absoluta não é uma idéia Goreana. Cada cidade é geralmente rodeada por uma “Terra de Ninguém” de abertura do terreno em cada lado.

7- O ritmo de vida em uma cidade goreana não é rápido. Às vezes, quando há um belo céu, os homens fecham suas lojas, para que possam se dirigir para o alto das pontes das torres e vêem o céu e a paisagem. Não existe um ritmo frenético como na Terra. Goreanos raramente parecem estar com pressa.

8- Arte é levada muito a sério. É considerada uma melhora à vida cívica. Muitos artistas não assinam ou indetificam suas obras para que sintam que a arte é mais importante, não o artista. Artistas sentem grata satisfação somente por serem autorizados a criar uma obra de arte. Goreanos amam a beleza e as suas canções e artes são o hino a sua glória.

9- Goreanos são muito sociáveis e desfrutam disso dando jantares e festas. Em alguns banquetes extravagantes, kajiras podem mudar seus figurinos, jóias e até mesmo as correntes para combinar com cada prato servido nas refeições. Goreanos frequentemente assistem muitos eventos, como peças de teatro, concertos, arenas de combate e mais.

10 – Goreanos tomam cuidado meticuloso em sua vestimenta e tem grande orgulho de sua aparência. As maiorias das roupas são simples, soltas e com linhas fluidas. Botões não são utilizados em roupas de pessoas livres. Eles usam broches ou pinos presos às roupas.

11- Honra é importante para Goreanos, de uma forma que as pessoas da Terra podem achar difícil de entender. Por exemplo, os da Terra acham natural que os homens deveriam ir para a guerra por causa de ouro e de riquezas, mas não pela honra. O Goreano está mais disposto a lutar pela honra com o aço, do que por causa de riquezas. Existe uma explicação simples para isso, pois para Goreanos a honra é mais importante que as riquezas.

12- Goreanos tendem a ter muita tradição. Eles seguem antigos costumes e maneiras. Eles não são rápidos em muitas questões de adaptação à aceitar inovações ou mudanças.

13- Os Homens Goreanos podem sentir e expressar suas emoções sem vergonha. Não é humilhante chorar abertamente. Mesmo guerreiros são permitidos tais atitudes de exibir suas emoções. Não tenha medo de chorar, se as circunstâncias o justificarem.

14- Inimigos Goreanos se tiverem honra e qualidades, muitas vezes são levadas em Alta Consideração, mutuamente.

15- goreanos não são estúpidos. É difícil enganar um goreano mais de uma vez. Eles tendem a se lembrar. Eles aprendem com seus erros passados e tem um bom senso de história.

16- Muitos Goreanos acordam muito cedo.

17 – Pechinchar é a regra nos mercados e nas lojas Goreanas. Não há preço fixo, se você está tentando comprar alguma coisa, transforme a negociação em uma sessão de pechincha.

18- Goreanos raramente sacam suas armas a menos que tenham a intenção de fazer uso. Eles não fazem ameaças.

19 – Casamentos Goreanos são chamados de Companheirismo Livre e varia dos Casamentos da Terra de várias maneiras. O Companheirismo Livre só dura um ano e deve ser renovado no vigésimo Ahn (Vigésima hora) da data de aniversário, ou é dissolvido. As Mulheres Livres quando se tornam Companheiras Livres, não trocam seus nomes. Um contrato específico para o Companheirismo Livre é geralmente elaborado, detalhando todas as modalidades desta relação.

20 – Cadeiras têm significado especial e não ocorrem frequentemente em residências particulares. Elas tendem a ser reservadas para pessoas importantes, tais como Administradores e Juizes. A maioria dos goreanos acha cadeiras desconfortáveis. Homens Goreanos, com facilidade, geralmente sentam de pernas cruzadas. Mulheres Goreanas Ajoelham-se e descansam em seus calcanhares.

21- A Maioria das sepulturas Goreanas não são marcadas, como goreanos não se importam para essas coisas. Sentem que as ações de um homem são julgadas após a vida dele. Não importa o quão insignificante ou minúsculo é, um é uma parte eterna da história. Funerais são muito quietos, como um tempo em que palavras não significam nada e falar algo seria rebaixar ou insultar a memória do morto. Existe apenas o silêncio, a memória e as chamas. Muitos Goreanos importantes são cremados após a morte em piras e suas cinzas são postas em URNAS. Para um Cavaleiro de Tarn, as cinzas podem ser espalhadas em suas sela de Tarn e talvez acima de Thassa.

22- Analfabetismo é comum em GOR e não é tomada como sinal de estupidez. Alfabetização segue habitualmente pelas linhas das castas. Muitos Goreanos, especialmente os de Castas Baixas não podem ler. Muitos Guerreiros também são analfabetos ou fingem ser.

23- Existem dois grandes conhecimentos em GOR, o das pessoas comuns e o dos intelectuais. O Primeiro Conhecimento é das Castas Baixas, este conhecimento é alimentado pelas informações provenientes das Castas Altas. As Castas Baixas acreditam que GOR é plano e eles não sabem da existência da Terra. Já as Castas Altas, tem o Segundo Conhecimento, que consiste de muitas verdades universais, mas que não é completo. Poucos das Castas Altas sabem a verdadeira natureza dos Priest-Kings e dos Kurii. Assim, pode haver um Terceiro Conhecimento pertencente aos Priest-Kings.

24- Muitos Goreanos têm excelente memória. Poetas e artistas de muitas culturas Goreanas memorizam grandes quantidades de histórias, poemas e canções. Como muitos Goreanos são analfabetos, têm de confiar em suas memórias para muitas questões.

25- Kaissa, o Xadrez Goreano, é um jogo muito popular. Quase todos os homens Goreanos civilizados jogam, independentemente de sua casta. Existem muitos clubes e competições. Muitos Goreanos podem jogar sem utilizar o tabuleiro, baseando-se somente em suas memórias.

26- Muitos Goreanos de Castas Baixas relutam em revelar seus nomes. Eles têm um nome para uso comum e um nome que é o verdadeiro. Muitas vezes, só se sabe seu verdadeiro nome quando se conhecem parentes próximos. Conhecer o verdadeiro nome supostamente dá uma espécie de força, uma capacidade de usar esse nome para feitiços mágicos e práticas insidiosas. As Castas Altas costumam usas seus nomes livremente, mas os das Castas Baixas acreditam que usam nomes falsos também. A maioria das pessoas dão o seu nome seguido do de sua cidade.

27- Muitos dos das Castas Baixas e alguns das Castas Altas são supersticiosos. Eles acreditas que algumas pessoas podem ler mentes. Eles acreditam em magia e contam histórias dos grandes magos do longínquo Anango. Esta superstição pode levar a alguma ingenuidade.

28- Goreanos geralmente gostam muito de crianças e não infligem sofrimento a eles. Mesmo crianças escravas raramente são abusadas e são dadas mais liberdades, até que atinjam a idade adulta. Muitas Culturas Goreanas são muito permissivas com seus filhos.

29- Os Soros de Estabilização são um tratamento que prorroga a vida. Eles foram desenvolvidos a uns 500 anos atrás pela Casta do Médicos. Portanto, não há um ser em GOR, exceto os Priest-Kings que tenha mais de 500 anos de idade. O efeito do Soro é uma eventual e gradual transformação de certas estruturas genéticas, resultando em uma reposição celular de padrão indeterminado sem deterioração. Isto permite aos Goreanos ter vidas excepcionalmente longas. Esta capacidade pode ser transmitida aos seus filhos. Mas, ele não afeta todas as pessoas de maneira diferente. Às vezes ele não funciona, por vezes, desaparece depois de algumas centenas de anos e às vezes ele realmente retarda o envelhecimento. Considera-se o direito de todos os seres humanos, livres e escravos, usarem esses soros. Assim, a maioria da população de jovens e Goreanos mais velhos parecem se encaixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget