terça-feira, 12 de maio de 2009


OUTROS ALIMENTOS GOREANOS

Manteiga e queijos de Verr, Bosk e Kailla são comuns. Arroz e feijão também são comuns.




WAKAPAPI:

Esta é uma palavra da língua dos Selvagens Vermelhos, que significa “PEMMICAN”. PEMMICAN é uma palavra usada pelos nativos americanos da Terra para descrever certo tipo de alimento, semelhante à um que existe em GOR. Bolos de Pemmican são molesm feitos de varias maneiras, dependendo de qual tipo de carne, ervas, tempero e frutas que se acrescentam. Uma forma comum em GOR é pegar tiras de carne seca KAILIAUK cortadas e bate-las até virar um pó fino. Depois de adicionar frutas maceradas, comumente cerejas, na carne. Este é, então misturado com a Gordura de KAILIAUK e, em seguida, divididos em pequenas pedaços de bolos arredondados. È normal serem levados para caçadas e para guerras.

TEMPEROS

Existem muitos tipos de especiarias e temperos incluindo noz-moscada, canela, cravo, vários sais, incluindo o vermelho e amarelo e fortes pimentas. A região de TAHARI é conhecida por alimentos muito picantes.




SOBREMESAS



Sobremesas são muito populares em GOR especialmente com kajirae. Chocolates, Pudins, Pasteis de Creme e Manjares, Melaço, Mel, Doces Duros, Paus de Hortelã, Saboroso e Gelados Sorvetes e Castanhas Picadas são comuns.

Muitos Doces são de frutas cristalizadas. Existem pelo menos quatro variedades diferentes de açúcares, incluindo o branco e o amarelo. Nem todos os tipos de açúcares estão listados embora diversos outros tipos de açúcares coloridos possam existir. Açúcar Vermelho é uma possibilidade real. TASTAS, também conhecido como Pau Doce, são suaves, arredondados, suculentos, doces e geralmente cobertos com um revestimento de xarope, e montado em uma vara como um doce de maçã ( quase como uma Maça do amor). Doces são recompensas comuns para kajirae cuja dieta é bastante saborosa.

DIVERSOS

Há pouco frio em GOR. A maioria dos alimentos é preservada por estarem salgados ou secos. Gelo é cortado de lagos no inverno, e então armazenados em “casas de gelo” sob serragem. Pode-se ir a um dessas Geladeiras para obtê-lo, ou tê-lo entregue a partir de vagonetes de gelo. O gelo é um luxo caro, especialmente no verão. Poucas Tavernas de Paga tem áreas de refrigeração. Seria muito mais comum para eles armazenar certos alimentos e bebidas numa caverna para mantê-los frescos, embora não seja muito frio.

Uma ânfora de duas alças é uma vasilha pequena com um gargalo estreito, geralmente com a base pontuda. É um recipiente de armazenamento de líquidos e é geralmente colocado em um buraco no chão de armazém a noite, para mate-lo fresco.



Os talheres mais comuns utilizados em GOR são Facas e Colheres. Existe um tipo de forcado (lembra um garfo com 3 pontas), para a mesa, inventado em TURIA. Não é comum ver ser utilizado fora desta Cidade. Os Ricos de outras cidades podem utilizar esse equipamento. Comer com garfo seria algo muito raro em Tavernas fora de TURIA.





Goreanos são pessoas muito sociáveis e desfrutam de jantares e festas. Em tais eventos, é uma honra senta-se entre as tigelas de sal Vermelho e sal amarelo. Isto indica o seu Status e alta condição. Festas Turianas têm um jantar exclusivo, onde são consumidos pratos na maior parte da noite e podem ter mais de 150 pratos diferentes. É exigida uma etiqueta diferente para cada tipo de prato servido. Os hóspedes podem utilizar uma pena ou bastão pomposo para banquetes, mergulhado em óleo perfumado, e uma tigela para vomitar, feita de ouro, entre os pratos servidos. Diferentes vinhos são normalmente servidos com cada tipo de prato. Especialmente escolhidos para complementar a cozinha.

Não há a expressão Restaurante em GOR. Existem cozinhas públicas, onde as pessoas podem obter uma refeição, mas são mais locais funcionais do que sociais. Pode-se obter alimentos nas Tavernas de Paga e nos Cafés, mas esses estabelecimentos servem para muitas outras funções. Não há lugar social onde simplesmente pode-se ir para comer que seria semelhante ao restaurante da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário